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Anunciar em rádio é obsoleto, entenda

Porque anunciar em rádio não funciona ? Leia e você entenderá o porque do rádio ter ficado obsoleto

Porque anunciar em rádio não funciona ?

Muitos clientes ainda me perguntam se anunciar em rádio funciona, ou alguns nem perguntam mas insistem no “erro”, Nesse artigo você entenderá o porque do rádio ter ficado obsoleto como uma forma de atingir seu público alvo em propaganda para sua empresa e vou te explicar o porque não é válido anunciar em rádio nos dias de hoje, irei dividir em tópicos para ficar melhor.

 

Você ouve rádio ?

A primeira pergunta que você deve se fazer quando pensar em anunciar em rádio “Eu ouço rádio ?” Se sua resposta for “NÃO” você já tem um parametro do que deve ser feito, ou até outra pergunta melhor “O que eu mais uso ? Facebook, instagram ou ouço rádio?”. Com essas duas perguntas você já saberá o que fazer, pois se nem você ouve rádio, quem dirá seu cliente.

 

Seu público ouve rádio ?

Outro fator importante é bem obvio, seu público ouve rádio ? Veja bem, suponhamos que você possui uma sorveteria no qual o seu produto carro chefe é venda de açai, seu maior público para esse produto é jovens de 12 a 34 anos, que vivem usando facebook e instagram, com certeza você nunca atingirá ele usando anúncios em rádio, só conseguirá impactar o público por Facebook e instagram. Se você leu até aqui já deve saber o porque rádio não funciona, né ?!

 

Consegue mensurar o resultado ?

Um fator importantíssimo para saber o quanto você está gastando e se está valendo apena anunciar em algo, é saber se gera resultado, suponhamos que você gasta R$1.200,00 por mês em anúncios de rádio, e você enche a boca pra falar “Eu invisto R$1.200,00″ em marketing todo mês”. Tudo bem que você investe tudo isso, agora sabe dizer quantos clientes você conquistou através do rádio ? “…. cri cri cri” não sabe né ?

Imaginei, pois isso é praticamente impossível mensurar, de 5 mil pessoas que houvem, capaz que uma fala que te conheceu no rádio, bonito hein, um cliente te custou R$1.200,00 e ele gastou com você R$89,90. Essa conta não ta batendo! Ou seja, tudo o que você não consegue mensurar, com certeza não é viável.

 

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Consegue saber o CAC ?

No tópico acima eu perguntei sobre você sabe o custo de aquisição de cliente, o CAC. Obviamente se você não consegue mensurar o resultado, muito menos saberá o CAC, vou usar o exemplo do facebook. Se você faz um anúncio para o público certo, investe X e através da mensuração do anúncio, você irá saber quantas pessoas clicaram no link e comparam algo com você, com isso você vai pegar o valor que investiu e dividir pela quantidade de clientes que conseguiu vender algo, o resultado será o CAC, então aquele cliente te custou Y.  Através do Marketing Digital você consegue saber tudo isso, mas do rádio não consegue.

 

Custo rádio X Custo digital

A pergunta que eu mais ouço é “Matheus, quanto investir no facebook?” Essa resposta é simples, Não sei! Não existe um padrão para isso, é necessário fazer uma análise do seu negócio, ver suas redes sociais para entender a interação do público, saber qual seu OBJETIVO, que é o mais importante, fazer todo um estudo. Não é só chegar e postar no facebook, clicar no botão impulsionar, gastar mil reais e pronto, vai chover clientes. Se alguém te falou isso pode ter certeza que está 100% errado. Vou usar abaixo um exemplo de um cliente meu.

Esse cliente investia quase mil reais ou mais por mês em todo tipo de marketing, (estava incluido nesse valor até uma pessoa para postar imagens nas redes sociais dele, digo postar mesmo porque não tem nada de marketing em fazer uma foto e só postar no facebook, isso não serve pra nada)

O tempo foi passando e ele foi vendo o dinheiro ir rápido e não tendo o lucro investido, fiz um acordo com ele em ele parar com tudo e só trabalhar comigo no marketing digital, cortar todos os gastos dessas mídias sem resultados. Fiz o estudo, passei o valor e como iria trabalhar e hoje ele recupera em média 4 vezes o valor investido por mês.

Pergunta se ele quer voltar anunciar em rádio ou uma pessoa só pra postar no facebook e instagram, com certeza não voltara. Ou seja, com o valor que ele investe agora da pra saber quanto custa cada aquisição de cliente, onde da mais resultado e ainda consegue recuperar o valor investido.

Leia Mais

Se você chegou até aqui espero que ainda não tenha essa ideia louca de querer anunciar em rádio, procure um profissional para te instruir do assunto, não saia queimando dinheiro pois tele pode te fazer falta. Tem outro post aqui no nosso blog que eu falo Como vender em 2020, mesmo na crise, ou esse aqui Porque Devo Investir em Marketing Digital, da uma lida que vai ser importante pra você.

Graduando em Marketing pela Unoeste, atua na área de marketing a mais de 4 anos, desenvolvedor WordPress a mais de 6 anos. Proprietário da escola Passe Já Concurseiro e UP - Agência e Consultoria Web.

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